Processo de produção
O fibrocimento é constituído por três principais componentes: PVA, Cimento e Água. O PVA e o Cimento são diluídos em água em percentagens muito precisas, por intermédio de cilindros filtrantes – formados por uma rede de malha pequena – retira-se uma grande parte da mistura e transfere-se o produto obtido para um feltro sem fim.
A película formada é transportada pelo mesmo feltro para um cilindro formador/recolhedor onde, com uma pressão elevada, se consegue “colar” cada película sobre a anterior e se consegue uma última eliminação de água, ficando o “produto” com uma humidade inferior a 22%, de modo a que a relação água/cimento seja menor ou igual a 04. Quando, por sobreposição de películas se atinge a espessura desejada, o “produto” separa-se do cilindro.
O tempo transcorrido desde a mistura do Cimento e do PVA com a Água é pequeno, para que o “produto” esteja em condições de ser moldado. Este “produto”, colocado mecanicamente sobre moldes, e submetido a adequado tratamento hidrotérmico, converte-se nos produtos de fibrocimento que conhecemos.
